quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A História, Constituição, Efeitos e Benefícios das Taças Tibetanas segundo o Sistema Peter Hess

Sistema Peter Hess


Os sons são muitas vezes responsáveis pelos nossos estados emocionais.


Quem nunca viu a mãe em estado de desespero ao ouvir o choro da sua criança? Quem nunca se sentiu calmo e relaxado ao ouvir a sua musica favorita sentado no conforto do seu sofá após um cansativo dia de trabalho? Quantos trabalhadores ficam em estado de alerta ao ouvirem a voz do seu chefe atrás da porta do seu gabinete? E quem nunca teve um ataque de riso, daqueles que provocam dores de barriga apenas de ouvir os colegas a rir de uma anedota (mesmo sem a terem percebido)?



O efeito do som das taças Tibetanas pode ser traduzido como:

Peter Hess desenvolveu a massagem de som, adaptando-a às necessidades das pessoas das culturas ocidentais. É desta forma que descreve o efeito dos sons no corpo:

“Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é, desta forma, colocada em movimento. Com a massagem de som, algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído em 80% por água. As vibrações transmitem-se ao corpo espalhando-se em ondas concêntricas: uma massagem reconfortante para cada uma das cem biliões de células existentes no corpo – uma massagem celular”.



Retirado de http//Klang-massage-theraoie/portugisisch/Indexport.html

CONSTITUIÇÃO:

As taças são produzidas manualmente com uma liga de diversos metais, chegam a ser 14.
A base é de cobre e são constituídas por uma amalgama de metais como: ouro, prata, platina, latão, chumbo, ferro (os 7 metais das taças tradicionais) bismute, meteorito, zinco, pirite e galena (os cinco metais adicionados).
Na sua constituição existe ainda um fragmento de uma taça.
Conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo, mantendo a sonoridade durante vários minutos, o que as torna num instrumento musical único.



HISTÓRIA

As taças de som Tibetanas, tem origem na cultura Xamanica Bon Po (pré-budista) dos Himalaias. A sua etilização data da era do Bronze, tendo sido propagada ao longo dos tempos em regiões tão geograficamente distantes como Indochina e Burma. As características destas taças mantém-se intactas nos nossos dias, sendo, sobretudo, produzidas e desde os tempos mais remotos no Butão, Nepal, Índia e Tibete.
Quando questionados sobre o uso das taças de som, os Tibetanos são algo vagos, dizendo muitas das vezes que as taças servem apenas para acolher alimentos ou usar em cerimónias de oferendas. Nestas ocasiões religiosas, são colocadas em cima de altares com flores, cevada, água e manteiga.



“ O timbre da taça de som toca-nos a alma. Emite sonoridades que vibram no nosso eu mais secreto e apelam à nossa interioridade, despertando a criatividade e o potencial de cura”.




BENEFICIOS

DA MASSAGEM DE SOM

SEGUNDO O SITEMA PETER HESS

+ Melhor capacidade para atingir um estado de relaxamento profundo;


+ Maior domínio sobre a resolução de problemas e preocupações;


+ Desbloqueamento energético e sensação de bem-estar imediato;

+ Aumento da criatividade, concentração e capacidade de acção;

+ Reforço do sistema imunitário e melhoria da segurança psicológica;
.

om

1 comentário:

  1. isso é perfeito gostaria muito de poder conhecer mais.
    se for possivel gostaria de comprar alguns gongos.
    meu nome é Diego, emoro na cidade de rechim rs meu e-mail diego.rz@bol.com.br

    ResponderEliminar